Como se Livrar da Culpa?

Você já se sentiu culpada por algo que fez à alguém? Depois sentiu vergonha e acabou se afastando dessa pessoa?

Ao longo da vida e dos relacionamentos muitas vezes fazemos coisas das que depois nos sentimos culpados, ou algo que o outro nos faz, e aos poucos vamos nos afastando das pessoas para não encarar o problema. Se passa o tempo a arrastamos um peso enorme nas costas por todas essas pequenas culpas.

O que é a Culpa

A culpa é um sentimento cruel e pode surgir das situações simples até as mais complexas. Ela sempre vem acompanhada da vergonha de encarar a situação e você acaba se fechando do mundo. Não importa se é nossa culpa ou culpa de outro, ela funciona da mesma forma dentro de nós.

 

Com o tempo, a culpa vai crescendo dentro de nós criando uma forte barreira entre as duas pessoas e pronto, o vínculo se desfaz. Se torna um peso grande demais a ponto de ser insuportável, e gastamos uma energia enorme para esconde-la sendo que está impressa na nossa testa.

 

 

Acabamos por tentar nos livrar dela falando com terceiros. Isso se bem ajuda a se conscientizar dela, não a diminui nem a tira de nós.

Dê Adeus à Culpa

Para se livrar da culpa temos que fazer algo bem simples, mas que acaba se tornando difícil devido a barreira que criamos em nossa mente. A única forma de resolver um estado de culpa é falando diretamente com a outra pessoa. Abrindo o jogo e colocando para fora tudo o que sentimos em relação à situação, sem demonstrar culpados somente falando de sentimentos.

 

Para ficar mais fácil de visualizar deixo aqui os passos para resolver uma culpa:

  1. Converse diretamente com a pessoa. Conte a ela como se sente, exponha seus sentimentos. A medida que for falando posso ter certeza que o muro que construiu mentalmente vai se dissipando e não passará de uma ilusão.
  2. Fale abertamente de tudo o que tem vergonha. Ao se expor dessa maneira você entrará em um estado onde a culpa deixará de existir e abrirá espaço para a reconciliação.
  3. Evite acusações. Ao invés de acusar, exponha os seus próprios pontos fracos. Isso abrirá sua guarda e gerará engajamento entre vocês, para que a forte culpa que sentia tempos atrás termine num carinhoso abraço de paz.
  4. Não se importe com a opinião alheia. Muitos não entenderão o porquê de você estar encarando a culpa e conversando com essa pessoa. Porém, a sua liberdade emocional vale muito e só você poderá alcançar isso.

 

 

 

 

A sua Tarefa para Hoje, Depois de Ler este Post

 

 

Medite sobre suas culpas e coloque em prática os passos mais acima. Depois comente aqui em baixo como se sentiu depois de se livrar do peso dela.

Escribir comentario

Comentarios: 4